domingo, junho 9

PERFIL DE LIDERANÇA: LÍDER TÉCNICO



O líder técnico é aquele que conhece muito sobre o trabalho desenvolvido, ascendeu a esta função justamente por ter este know how e, muitas vezes, por ser muito solicitado quando estava em função operacional.  Este perfil de gestor tem como característica principal um caráter tecnicista focado na operacionalização eficiente de sua área de atuação/especialização.
“Devem gerenciar, planejar e coordenar as atividades da área de sua especialidade técnica, controlando a performance dos sistemas implantados, recursos técnicos instalados e dos técnicos de sua equipe de trabalho. Necessitam realizar a gestão dos projetos criando interface com as demais áreas envolvidas.Precisam promover a Inovação Tecnológica e usar o melhor do potencial de seus técnicos”, explica Flávio Souzatrainercoach, consultor e palestrante.

Características do líder técnico


O gestor técnico conquista sua posição pela autoridade técnica e lidera com distanciamento,pois, compreende que seus liderados devem aprender observando.

Segundo A.J Limão, consultor de empresas e autor do livro “Liderando equipes para otimizar  resultados” pela Editora Saraiva, para o líder técnico falta  a didática e as técnicas instrucionais necessárias para desenvolver seus liderados. “Ele tem pouca habilidade na gestão de pessoas, o que dificulta no desenvolvimento dos seus colaboradores. Não domina a comunicação assertiva e tem dificuldade em delegar, preferindo ele mesmo fazer uma tarefa, por entender ser mais rápido do que ter que orientar e ensinar”, enfatiza Limão.

As habilidades técnicas leva o gestor a conquistar a posição, porém, para mantê-la ele deverá desenvolver as habilidades humanas, como entender pessoas, motivação, comunicação, feedbackcoaching, delegação, gestão de conflitos, formação de equipes, entre outras competências necessárias.
“Caso as competências comportamentais deste líder não sejam trabalhadas adequadamente, poderão acontecer conflitos constantes dele com os colaboradores, por inabilidade na comunicação e no relacionamento interpessoal”, explica o diretor da consultoria e treinamento MQS, Paulo Queija.

Para melhorar suas habilidades ele não deve focar em aspectos puramente técnicos do trabalho, mas também, no que tange os aspectos administrativos e de gestão de pessoas que devem ser aprimorados continuamente. “Realizar uma gestão participativa ouvindo a todos os envolvidos é um exercício essencial de desenvolvimento e traz excelentes resultados para a equipe”, relata Flávio Souza.

Perfil do Líder Técnico


Atualmente esses gestores técnicos necessitam de competências para gerir a área de especialidade sob os aspectos técnicos, funcionais, estruturais, administrativos  e humanos.
Assim, para Flávio Souza as características principais para este tipo de liderança são:

  • - Planejar e gerir os projetos, distribuindo tarefas e monitorando os resultados de todas as áreas envolvidas;
  • - Buscar o aprimoramento contínuo para si, sua equipe, produtos, projetos, processos e tecnologias;
  • - Ser observador e hábil em lidar com dados e informações para tomada de decisão;
  • - Ser criativo e inovador;
  • - Saber delegar e dar feedbacks;
  • - Controlar os indicadores de desempenho e manter o senso de controle entre os demais colaboradores;
  • - Equilibrar competências técnicas, administrativas e humanas;
  • - Saber alcançar resultados e como demonstrá-los aos interessados;



Fonte: Catho

Nenhum comentário:

Postar um comentário