quinta-feira, junho 20

OS DEZ MELHORES PRODUTOS DA ÚLTIMA DÉCADA

Os iMacs marcaram a chegada do estilo e funcionalidade como prioridades


Depois da lista dos dez piores produtos da década, vamos ao outro lado da moeda. Agora, estão relacionadas dez criações tecnológicas como as melhores da década, eleitas pelo time de editores da CNet. Entre elas você vai encontrar Napster, Google, iPod e outros velhos conhecidos.

As listas fazem parte de uma programação especial da CNet para comemorar seus dez anos. Integram a seção The Power of Ten: the past, present and future of digital living, que traz uma série de listas no estilo "Top Ten". Confira no endereço www.cnet.com/4520-11136_1-6247030-1.html?tag=eyebrow
1. iPod
Nenhum outro produto alcançou a incrível e leal devoção que o iPod, criado em 2001, inspira, diz o pessoal da CNet. Ele revolucionou e popularizou os tocadores de música com seu design estiloso e ainda é o líder deste mercado. Reconheça: o iPod é o rei.
2. TiVo
As pessoas levaram algum tempo para perceber o que o TiVo, surgido em 1999, significava, além de poder dar uma pausa na programação da TV. E o gravador de vído digital converteu-se numa central de entretenimento que inspirou uma miríade de competidores.
3. Google
O Google, surgido em 1996, virou sinônimo de buscas na Web. E isso é tão forte, que evetualmente pode-se esquecer que existem competidores. Com o Google, teve fim a necessidade de usar diversas ferramentas de busca para conseguir bons resultados. A competição ficou acirrada com o tempo, mas o Google ainda é a ferramenta de busca definitiva.
4. Napster
A versão original chegou muito perto de merecer o epíteto "mudou o mundo". Todos que o usaram em 1999 e 2000 o amaram e ficaram "viciados" nele. E a Internet foi tomada pelo som de lamentos e ranger de dentes quando os tribunais finalmente o derrubaram. Não há dúvida: o Napster mudou a indústria da música para sempre e deu o salto inicial para uma série de eventos que, seis anos depois, ainda espera uma conclusão.
5. Firefox
Certo, Mozilla está por aí há muitos anos, mas o Firefox 1.0 (2004) trouxe o navegador de código aberto para a vitrine. Alguns nunca pensaram que a Mozilla pudesse transformá-lo em algo mais do que emblema do orgulhogeek, mas o enxuto, seguro e eficiente Firefox está legitimamente desafiando a fortaleza Internet Explorer.
6. PalmPilot
Há quem diga que os PDAs estão morrendo - hoje, dizem, é possível encontrar funcionalidade do PDA em praticamente qualquer dispositivo móvel como telefones ou tocadores. Mas quando o PalmPilot apareceu, em 1996, mudou a maneira das pessoas pensarem em organização pessoal. Parece natural ter uma agenda ou calendário eletrônico na mão, hoje, mas isso não era exatamente a realidade em 1996.
7. StarTac
O celular com flip da Motorola, chegado ao mercado em 1996, ajudou os celulares a terminar a transição dos "tijolões" para unidades cheias de estilo. O Startac não foi o primeiro telefone com flip, mas foi o primeiro que todo mundo queria ter, pois era pequeno e parecia ser muito legal.
8. Apple iMac
O pensamento de que um computador de Apple fosse significativo era causa certa de risos antes do iMac aparecer, em 1998. A Apple atravessara duros momentos, e muitos prediziam que ela morreria. Alguns desses "sábios" dizem hoje que o iMac a conservou. O fato é que o iMac pôs a Apple na estrada da afirmação através do estilo e da funcionalidade.
9. Sony Digital Mavica MVC-HD5
Volte para 1996, e você provavelmente não lembrará de ninguém que tivesse, naquela época, uma câmera digital. Somente os geeks ferrenhos, os profissionais da imagem ou alguém que fosse muito rico usava qualquer coisa sem filme. Hoje a situação é bem diferente, e esta câmera da Sony chegou ao mercado em 1997 e nos ajudou a entrar na era da fotografia digital tornando as máquinas mais acessíveis e fáceis de usar.
10. The Sims
Esse pode ser o tópico mais controverso da lista, afinal, muitos games mudaram o mundo dos jogos nos últimos dez anos. Doom, Ultima, Grand Theft Auto e outros merecem ser citados. Mas The Sims capturou a imaginação de todo mundo - jogador ou não-jogador. Ele cruzou limites de uma maneira que poucos outros jogos fizeram, e ainda é um dos mais vendidos de todos os tempos.

FONTE: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário