sexta-feira, junho 14

MARCA DE SORVETE PARA ANIMAIS PLANEJA EXPANSÃO



Paulo Silva
Em dias de muito calor, é comum ver cães e gatos deitados em lugares mais frescos, tentando se refrescar. Em zoológicos, veterinários chegam a dar alimentos em bolas de gelo para os bichos. Esse é o mercado potencial do empreendedor Paulo Silva, da Ice Pet, uma fábrica de sorvetes para cães e gatos. Entre as iguarias estão sorvetes de sabores tradicionais, como morango, chocolate, creme, milho verde, banana e menta, e os inusitados: bacon, leite, salmão e frango. Nos próximos meses, a Ice Pet vai lançar mais dois, goiaba e manga.
O produto é vendido em potes de 90 gramas e custa, em média, R$ 10. Para não prejudicar a saúde dos bichinhos, o sorvete não contém açúcar nem gordura e tem registro no Ministério da Agricultura. Se você – só por acaso – ficou com vontade de provar também, saiba que é possível. “É mais saudável do que o sorvete produzido para humanos”, diz Silva. Ele conta que, muitas vezes, o dono experimenta antes de oferecer ao animal. As pessoas só não gostam do sabor bacon, um dos preferidos dos animais.
Oportunidade
O empreendedor está no mercado pet há sete anos e acompanha de perto seu crescimento – de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), em 2012 havia 37 milhões de cães e 21 milhões de gatos no país. Paulo Silva começou como dono de um canil e de três pet shops. Depois de vender as lojas, acabou descobrindo a Ice Pet no ano passado. A fábrica estava à venda e ele gostou do conceito. Em um ano, Silva conseguiu aumentar os pontos de venda de dois para 140 e atualmente entrega em todo o Brasil. A expectativa é chegar a 300 pontos até o final do ano.
Paulo Silva
Para facilitar a logística, a Ice Pet deverá abrir uma fábrica na região nordeste, provavelmente em Pernambuco. Nesta nova etapa, o empreendedor pretende investir R$ 1 milhão. O faturamento foi de R$ 250 mil em 2012, e a expectativa é triplicar o valor neste ano. Nem o fator sazonalidade preocupa o empreendedor. “Estamos presentes em boa parte do Brasil. No Nordeste, por exemplo, é verão o ano todo”, diz.

O sorvete tem sido testado até em zoológicos. Silva diz que o resultado com primatas foi positivo. “A aceitação foi boa e os veterinários conseguiram ministrar medicamentos aos animais por via oral, disfarçando-os no meio do sorvete”, afirma. 
Modelo de negócio
A Ice Pet licenciou o uso das figuras da Turma da Mônica, com o cachorrinho Bidu e do gato Mingau. Os personagens estão nas embalagens dos produtos. O modelo de negócio é de comodato do freezer da marca. Os lojistas investem inicialmente R$ 900 e recebem sorvetes, o freezer e material de divulgação. A empresa também oferece garantia: se os produtos não forem vendidos até a data de validade, são substituídos por novos. O mesmo vale para comerciantes que perdem a mercadoria por degelo, quando falta energia.
A produção atual é de 30 mil potes por mês, e a meta é pelo menos dobrar até o fim do ano. Segundo Silva, a Ice Pet fechou negócio recentemente com uma grande rede de supermercados, que venderá os sorvetes a partir do próximo verão. Por enquanto ele não revela o nome da rede.
FONTE: revistapegn

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