quarta-feira, junho 19

INOVAÇÃO É SOBRE CONEXÕES E NOVAS COMBINAÇÕES



Charles Leadbeater é autoridade mundial em criatividade e inovação e autor do livro We-think: the power of mass creativity. Ele esteve na Expogestão, em Joinville (SC), falando sobre a cultura da inovação. Charles começou sua palestra falando que a inovação muitas vezes é tratada como uma religião e que, é justamente por darmos esse ar divino a ela, que confundimos de onde realmente vêm as ideias inovadoras. O especialista garante que, ao contrário do que muitos pensam, elas não são criadas somente por gênios superiores e destaca: “inovação é sobre pessoas comuns fazendo coisas extraordinárias”.
Veja a seguir alguns destaques de sua palestra:
Inventando receitas
O palestrante compara que inovar é como criar novas receitas misturando ingredientes que já existem de formas diferentes. Ele cita o exemplo da Apple: muitas tecnologias do iPhone já existiam antes de ele ser inventado. O que fizeram foi criar novas receitas a partir do que já não era novidade. Charles ressalta que para inovar é preciso ser como um chef, fazendo experiências com ingredientes diversos... Às vezes não dá certo, mas é daí é que podem surgir “pratos” incríveis. Ele aconselha: “Não tenha medo de começar tudo de novo. É preciso pensar, aprender, imaginar, testar... Isso exige comprometimento. A primeira tentativa pode resultar em nada. Tente de novo”. Afinal, nunca se sabe quando surgirá a próxima novidade em seu menu de inovações.
Por que inovar?
A inovação pode parecer difícil por conta do medo que as pessoas têm em arriscar. Isso porque inovação é tentativa, envolve a possibilidade do fracasso, é algo incerto e desafiador. Então, você precisa entender qual a razão que te motiva a inovar. O inovador sente-se chamado pelo problema: “resolva-me!”. Mas, além dessa curiosidade que move as pessoas, a inovação também pode surgir de uma crise. Já ouviu falar na história da invenção da casquinha do sorvete. O prato do sorveteiro havia acabado e ele resolveu usar os waffles da barraquinha ao lado. A falta de um produto criou outro. 
Conexões que geram inovação
A inovação é colaborativa, nunca acontece sozinha. O especialista alerta: você vai tentar resolver um problema e encontra outros. As perguntas não param de chegar. Como vai funcionar? Alguém vai querer? Vai dar lucro? O nascimento de novas ideias acontece como em uma conversa intensa que você tem com alguém — é nessa interação que se desenvolve a inovação. Charles destaca a frase de Einsenberg: “Toda ciência é conversa”.
Para a inovação surgir, é preciso a união de pessoas diferentes, com diferentes pontos de vistas. O palestrante cita o exemplo do Barcelona, considerado o time mais inovador do mundo. A filosofia deles é que “você não ganha se não passar a bola”. Tem que passar a bola, tem que ter conexão entre o time e, para que isso aconteça, é preciso que os participantes estejam abertos e preparados.

Fonte: premioinovacao.ciser

Nenhum comentário:

Postar um comentário