sexta-feira, junho 14

FRASES QUE FAZEM UM NEGÓCIO FRACASSAR

O empreendedor americano Peter Gasca lista as expressões que devem ser banidas das reuniões para que a empresa não fique estagnada

Por Bruna Martins Fontes
 Shutterstock
Quando um empreendedor vai expor uma nova ideia a seu sócio, a um investidor ou a sua equipe, não raro ouve uma frase pessimista que acaba com seu moral. 

A cena é mais frequente do que se imagina, afirma o americano Peter Gasca, fundador de duas empresas focadas no mercado infantil e colunista do site da revista “Inc.”. “Um comentário negativo ou pessimista pode arruinar completamente sua estratégia”, diz. 

Por isso, ele sugere que os empreendedores eliminem do roteiro as cinco frases destrutivas que podem ameaçar o sucesso de seu negócio. Como? Leve um vidro na próxima reunião para coletar um real de quem pronunciar alguma das sentenças abaixo. 

1. “Não posso” 

“Poucas palavras me irritam tanto quanto essas duas. São matadoras”, afirma Gasca. Para ele, essa frase é sempre sacada por alguém que quer se livrar de uma responsabilidade. Muitas vezes, o que o profissional quer dizer é que ele não vai fazer o que deve para que o objetivo seja alcançado. 

2. “Não é assim que fazemos” 

As coisas mudam. Conduzir os negócios do mesmo modo por anos a fio pode manter a empresa funcionando, mas para se destacar no mercado, uma hora será preciso pensar de maneira singular e se diferenciar da concorrência. “Grandes ideias vêm de pessoas que caminham fora da linha. Nada revolucionário acontece quando se fazem as coisas sempre da mesma maneira”, diz o empreendedor. 

3. “Isso é impossível” 

Algumas propostas são bem ousadas, mas Gasca desafia os empreendedores a pensar se essas limitações realmente existem ou se são reflexo de temores internos que geralmente cultivamos. “Somos limitados apenas pelas restrições que nós mesmos colocamos em nosso espectro de possibilidades”, diz. 

4. “Se a gente tivesse dinheiro…” 

Muitos empreendedores e gerentes sonham com as infinitas possibilidades de negócio que se abririam se seu dinheiro estivesse sobrando. Infelizmente, nem toda empresa tem uma reserva milionária – mas isso não deve ser um impeditivo. “Sua empresa pode não ter US$ 150 milhões guardados, como a Apple. Mas lembre-se de que a Apple começou em uma garagem, com muito pouco dinheiro”, afirma Gasca. 

5. “O problema é…” 

Qualquer um consegue identificar problemas, mas só empreendedores de sucesso são realmente bons em imaginar as soluções. Para Gasca, a palavra “problema” só deve ser pronunciada em uma reunião se a continuação da frase for “acho que encontrei uma solução”. 

FONTE: revistapegn

Nenhum comentário:

Postar um comentário