segunda-feira, junho 10

FINEP ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM AGÊNCIA DE INOVAÇÃO DA SUÉCIA


 
Em maio/2013, durante o seminário “Cooperação e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável” ,foi assinado um acordo de cooperação entre a FINEP (Agência Brasileira da Inovação) e a VINNOVA (Agência de Inovação da Suécia), com o objetivo de consolidar parcerias entre empresas e instituições de pesquisa do Brasil e da Suécia. Participaram da abertura do seminário o presidente da FINEP, Glauco Arbix, a Ministra de Empresas da Suécia, Annie Lööf, o Embaixador da Suécia no Brasil, Magnus Robach, a Diretora Geral da VINNOVA, Charlotte Brogren, o representante do Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTI, Eduardo Lousada, e o presidente da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), Mauro Borges. O encontro vai até o dia 10/5, e acontece na sede da FINEP, no Rio.

Segundo a Ministra Annie Lööf, “a inovação é hoje mais vital do que nunca, numa escala massiva e global, não apenas para a prosperidade econômica, mas é a única solução possível para uma vida sustentável”. Lööf destacou que a Suécia sempre incentivou e acreditou na colaboração para se desenvolver e se manter competitiva, e “a cooperação com outros países é vista de maneira natural e essencial”. A Ministra sueca afirmou, ainda, que, “com o Brasil, temos certeza que podemos compartilhar ideias e aprender um com o outro, e o acordo agora firmado é um passo importante para consolidar parcerias que já existem e precisam ser ampliadas”, finalizou.

Em sua fala, a Diretora Geral da VINNOVA, Charlotte Brogren, disse que “o acordo assinado neste momento se traduz em muita esperança de que as parcerias que já estão em andamento venham a florescer. Temos a obrigação de incentivar isso entre Suécia e o Brasil”.

Glauco Arbix, presidente da FINEP, apresentou os detalhes do Plano Inova Empresa, lançado pela Presidenta Dilma Rousseff em março, que conta com R$ 32,9 bilhões para o investimento em inovação nos próximos dois anos. Arbix destacou que este momento sinaliza o estreitamento e aprimoramento das relações entre a FINEP e sua coirmã sueca: “Vamos consolidar nossas redes de contato e o intercâmbio entre centros de pesquisa e empresas nos dois países”, disse.

Momento especial

Além da disponibilidade inédita de crédito, o momento propício para o fomento da inovação foi apontado pelo representante do MCTI, Eduardo Lousada: “hoje as equipes de diferentes ministérios e agências estão trabalhando em conjunto. Há uma integração imensa entre as instituições do Governo, o que leva à agilidade nas relações e decisões”, afirmou.

Projetos

Durante o evento, foram também apresentados projetos de cooperação internacional de empresas brasileiras (Braskem, Petrobras/Cenpes, ALTUS Informática e ESTRE Ambiental), além de um painel sobre cooperação entre Brasil e Suécia em inovação, com especialistas suecos, moderado por Rodrigo Fonseca, Superintendente da Área de Institutos Tecnológicos e de Pesquisa (ATEC), da FINEP. Fruto da parceria entre a ABDI e a VINNOVA, o seminário é decorrente do acordo de cooperação Brasil/Suécia, firmado em 2009.

FONTE: FINEP





Nenhum comentário:

Postar um comentário