sábado, junho 8

ETIQUETA CORPORATIVA: DICAS PARA MANTER UMA BOA POSTURA PROFISSIONAL




Etiqueta corporativa são normas de conduta que indicam boa educação, autocontrole e denotam postura profissional. É uma orientação para manter boas relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho.
O seu sucesso profissional não depende apenas da sua capacidade técnica, também é fundamental saber manter boas relações com os colegas de trabalho. Em uma pesquisa feita por Harvard, universidade norte-americana, dois terços das demissões nas corporações são causadas por dificuldades de relacionamento entre colaboradores.
Com uma jornada semanal de trabalho de 40,5 horas, segundo dados do IBGE, passamos mais tempo com nossos colegas de trabalho do que com a nossa própria família. Portanto, manter um bom relacionamento no ambiente corporativo é essencial para uma carreira de sucesso.
Veja sete dicas que vão te orientar a manter uma boa relação com colegas de trabalho e passar uma impressão positiva:
- Mantenha o bom humor, mas cuidado com as brincadeiras excessivas e sempre respeite o limite e espaço de cada um.
- Saiba ouvir opiniões contrárias às suas. Seja flexível e lembre-se que todos têm o direito de opinar.
- Evite atender ou fazer ligações com cunho pessoal durante o horário de trabalho. Mas caso seja necessário, procure um local privado.
- Cuidado com a altura da voz e não use termos de baixo calão.
- Não chegue atrasado às reuniões. Planeje seu dia, organize seus horários tendo em mente que imprevistos podem acontecer. Mesmo assim, se o atraso for inevitável, ligue ou peça para alguém avisar.
- Sempre cumprimente a todos, independentemente do cargo que a pessoa ocupe, e quando for conversar com alguém olhe nos olhos.
- Cuidado com as redes sociais: use o bom senso em suas publicações, não faça desabafos, principalmente, se envolver a empresa em que trabalha. Atente-se ao fato de que as redes sociais, hoje, ultrapassaram o caráter virtual e se tornaram uma extensão de nós mesmos.
Sempre busque ponderar suas ações, reflita bastante e evite expor opiniões sobre assuntos que fogem ao escopo da empresa. Lembre-se que o ambiente corporativo é o profissional, portanto exige uma postura com mais formalidade, diferente da que mantemos diante dos amigos ou familiares.

FONTE: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário