quinta-feira, junho 6

ESTUDOS MOSTRAM QUE O PERFIL DO FACEBOOK PODE MELHORAR SUA CARREIRA



Saiba como seu perfil do Facebook pode melhorar sua carreira, através de um estudo de 3 universidades


Por  em 24.02.2012 as 9:53
Se você pensa que apenas manter sua página do Facebook livre de fotos em que você aparece bêbado vai ajudá-lo a conseguir um emprego, esqueça.
Os fatos mostram que, se você parece falar bem e ser popular, suas chances com um supervisor podem ser muito maiores. Fotos de sua viagem para Bali; atualizações sobre o quanto você adorou ler “Guerra e Paz”; e milhares de amigos aparentemente o tornam um candidato melhor para o emprego.
Pelo menos é isso que um estudo de três universidades apontam.
“Nós desenvolvemos um ranking de personalidade no Facebook e isso está relacionado com o desempenho no trabalho”, afirma Donald Kluemper, da Universidade de Illinois. No estudo, também participaram pesquisadores da Universidade de Evansville e de Auburn.
Os pesquisadores analisaram cinco traços entre os usuários da rede social, incluindo vontade, emocional, sociabilidade, extroversão e abertura. Esses são conhecidos como os “cinco grandes” traços da psicologia, e são comumente usados em estudos organizacionais.
Os usuários do Facebook, 56 no total, receberam uma avaliação de personalidade de avaliadores independentes. Seis meses depois, esses dados foram comparados com avaliações feitas por pessoas responsáveis por contratações. E adivinhe só: aqueles com melhores índices de personalidade tiveram melhor avaliação dos contratantes.
Mas o que define exatamente uma boa personalidade? Kluemper define assim:
Vontadeisso serve para alguém que parece ser bem organizado e trabalhador, e isso se reflete no modo como a página da rede social é organizada. Pode haver vários detalhes em postagens ou no perfil, ou fotos da pessoa trabalhando com algo.
Estabilidade emocional: controlar o stress e a negatividade. Isso significa um perfil com poucos aspectos negativos e sem postagens da “fossa”; também significa controlar o nível emocional das imagens.
Sociabilidade: alguém que se dá bem com os outros e não entra em conflitos online, como debates acalorados com amigos.
Extroversão: aqui entra a quantidade de amigos, porque esse número pode ser um indicador de personalidade extrovertida. Também, fotos em situações sociais com muitas pessoas são importantes, melhor do que você sozinho no sofá.
Abertura: viagens e inteligência entram nessa categoria. Se você parece aberto a diferentes experiências e pontos de vista, então você é uma pessoa aberta. Se você posta coisas sobre literatura clássica provavelmente vai ter uma avaliação melhor do que aqueles que colocam coisas sobre o último capítulo de algum programa ruim de televisão. Fotos de viagens internacionais também são um extra.
Baseado nessa pesquisa, uma boa pontuação nessas categorias significa que você provavelmente é um empregado ideal. Esse tipo de previsão é algo que ajuda muitas pessoas responsáveis por contratar.
Kluemper não afirma que o estudo deve ser usado como lei. “Esse é um estudo e a amostragem não é grande”, explica. “Muitos outros ainda precisam ser feitos”.
Ele complementa: “Nós não estamos defendendo que os empregadores usem essa técnica”. Infelizmente, talvez seja difícil deixar de lado a personalidade do Facebook na hora de arranjar um emprego. 

FONTE: MSN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário