sexta-feira, junho 7

ESTUDANTES DESENVOLVEM UM TÊNIS QUE TRANSFORMA MOVIMENTO DOS PÉS EM ENERGIA ELÉTRICA


Desenvolvido por estudantes de engenharia da Universidade Rice no Texas, o PediPower Shoes é um Tênis que transforma movimento dos pés em energia elétrica e consegue abastecer pequenos aparelhos eletrônicos portáteis, como o celular



Imagine a seguinte cena: você está caminhando na rua apressado, pega o celular para fazer uma ligação e vê que a bateria está zerada. Daí, sem demonstrar um pingo de frustração, você senta num banquinho, pluga o celular no tênis por alguns minutos e, voilà, uma "barrinha" de energia aparece no visor.

Ficção? Não se depender de um grupo de estudantes de engenharia da Universidade de Rice, em Houston, no Texas. Como projeto de conclusão de curso, eles criaram um par de tênis capaz de aproveitar a energia mecânica do movimento dos pés e gerar uma corrente elétrica para abastecer pequenos aparelhos eletrônicos, como celulares.

Trabalhando com o Laboratório de Análise de Movimento do Shriners Hospital for Children, em Houston, a equipe determinou que a força do calcanhar tem muito mais potencial para entregar energia do que qualquer outra parte do pé. Pensando nisso, os estudantes desenvolveram o protótipo de um dispositivo que é acoplado justamente sob a base do calcanhar no solado do tênis para converter o movimento em eletricidade.

Os protótipos entregam energia suficiente para carregar uma bateria de celular, diz o grupo. Entretanto, algumas melhorias técnicas ainda são necessárias para tornar o protótipo atrativo para o mercado, como o tamanho do aparelho, muito grande e pesado para ser usado com conforto no dia a dia.

Há também outros planos nobres reservados ao projeto. A Universidade de Rice fez uma parceria com o Instituto do Coração do Texas para aplicar sua expertise em movimento de fluidos para uma nova geração de bombas cardíacas artificiais, e os alunos esperam que seu trabalho possa contribuir para esse objetivo.

A ideia é que no futuro pacientes que usam essas bombas artificiais possam contar com uma fonte de energia confiável e sempre disponível para recarregar os aparelhos dos quais dependem para viver.



FONTE: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário