domingo, junho 9

DICAS DE LIVROS: Resiliência – Competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional



A imagem dos aviões atingindo as torres do World Trade Center, de Nova Iorque,  diz muito sobre a relevância da resiliência neste segundo milênio, mas nem é preciso algo de tal magnitude para evidenciar a importância que a capacidade de enfrentar situações extraordinárias, tanto positivas quanto negativas, ganha nos tempos atuais.

As empresas que se empenharem em trabalhar essa resiliência de forma estruturada tendem a se destacar, pois se tornam mais aptas a confrontar um panorama de imprevisibilidade e incertezas, onde a demanda por inovação é crescente. Isso se aplica também aos indivíduos, que podem encarar melhor os desafios pessoais e profissionais – em especial aqueles profissionais que atuam como gestores e vivem premidos pela exigência de desempenho e pelo cumprimento de metas, em um ambiente de maior complexidade e que muda rápida e constantemente.

Os nove fatores da resiliência :

Autoconhecimento e autoeficácia;
• Temperança;
• Empatia;
• Proatividade;
• Solução de problemas;
• Tenacidade;
• Competência social;
• Otimismo aprendido;
• Flexibilidade mental.

O livro aborda alternativas para desenvolvê-los dentro de uma perspectiva de longo prazo. Traz, ainda, sugestões de práticas e atitudes que, adotadas no cotidiano, criam bases para o desenvolvimento dos aspectos que influenciam o nível de resiliência. Além disso, a obra esclarece pontos como a capacidade de lidar com estresse e pressão, a assertividade para dar e receber feedback, a habilidade para desenvolver relacionamentos interpessoais de qualidade no ambiente corporativo. Discorre também sobre a liderança resiliente e conclui com a discussão sobre organizações resilientes.
O autor se debruçou na história de vida e carreira de personalidades como Steve Jobs, Charles Chaplin, Nelson Mandela, Gandhi, Amyr Klink, Viviane e Ayrton Senna, Amy Winehouse, entre outras, para conduzir o leitor à compreensão de como a resiliência pode ser trabalhada e desenvolvida, tanto do ponto de vista pessoal e profissional, quanto no âmbito das organizações. Nesse quesito, o título discute o caso da TAM, analisando aspectos relacionados ao fundador Comandante Rolim e aos acidentes aéreos ocorridos durante sua gestão e após a sua morte.
“Vivemos a transição da sociedade industrial para a era do conhecimento, uma alteração estrutural com muitos desdobramentos para indivíduos, organizações, países e sociedade”, afirma o consultor Paulo Sabbag, professor da FGV e autor da primeira métrica brasileira sobre o tema, a ERS – Escala de Resiliência Sabbag.

Resiliência  Competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional
Autor: Paulo Yazigi Sabbag
Editora: Campus – 240 páginas – R$49,90


Fonte: Catho


Nenhum comentário:

Postar um comentário