sábado, junho 8

CRIATIVIDADE E MARKETING ESTRATEGICAMENTE LIGADOS


Os meses de maio e junho, no Brasil, são estrategicamente ligados às pessoas, ao amor e à amizade pela indústria de consumo; o primeiro é o mês das noivas e o segundo, dos namorados. Mas é do exterior que nos chegam algumas novidades interessantes em ações de marketing que resgatam o amor e a amizade. 

Em Sydney, na Austrália, uma cafeteria surpreende seus clientes na hora de apresentar a conta: durante duas horas por dia, não se aceita dinheiro, apenas beijo: o casal que der “um beijo verdadeiro” não paga nada. É a campanha intitulada “Pague com um beijo”. Os funcionários do café se dizem preparados para diferenciar um beijo verdadeiro de um falso, apenas para participar da promoção. O objetivo é mesmo resgatar o romance entre os frequentadores.

A outra ideia interessante vem de uma “gigante: a Coca-Cola, que sempre estimulou a amizade e, por consequência, a felicidade em suas campanhas publicitárias, inova mais uma vez e apresenta a latinha que se divide em duas. Em parceria com uma agência internacional – a Ogilvy & Mather’s, a empresa por enquanto colocou a promoção apenas em Singapura, onde já é um sucesso. 
É uma latinha convencional da bebida que, com um simples movimento, se transforma em duas, possibilitando duas pessoas bebam separadamente. O nome da campanha é “Sharing Can” (Dividindo a lata). Com ela, a Coca-Cola reafirma a sua idéia de que não vende apenas um refrigerante, vende também a felicidade.

Além dessa campanha, a empresa reforça sua marca no mundo inteiro com idéias bastante inovadoras. É o caso do conflito eterno entre a Índia e o Paquistão. Com o nome “Um minuto de felicidade tem o poder de aproximar o mundo” e o objetivo de estabelecer uma conexão entre seus cidadãos, a empresa colocou durante um mês, em um shopping da cidade de Lahore, no Paquistão e de Nova Dehli, na India, “vending” máquinas onde era possível, através de uma câmera colocada na porta de vidro de cada uma delas, interagir com quem está do outro lado em tempo real. Por exemplo, consumidores de Nova Dehli dançavam, pulavam, cantavam durante três minutos e eram vistos pelos que estavam em frente à máquina no Paquistão, e vice-versa. A porta da máquina também funcionava em “touch-screen”, onde as pessoas podiam tocar as mãos e compartilhar desenhos com símbolos da paz. Ao final da “apresentação”, a máquina entregava uma latinha de Coca-Cola como lembrança. Foram distribuídas 10 mil delas.

Fonte: oglobo


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