domingo, junho 23

Comitês externos do PIBIC e PIBITI(CNPQ), finalizam trabalho na UFSC



                   Reunião faz parte do processo de aprovação de propostas de bolsas de iniciação científica. 
                       Foto: Airton Costa / Propesq / UFSC

O trabalho de apreciação das avaliações de propostas para bolsas dos programas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) pelos comitês externos, iniciado na quarta-feira, foi finalizado nesta quinta, 20 de junho, com a apresentação de feedback aos presidentes das Comissão de Acompanhamento e Avaliação de cada Unidade Universitária. Este trabalho faz parte do processo de aprovação das propostas para bolsas e tem como objetivo principal identificar possíveis disparidades ou subjetividades na seleção de projetos de pesquisa.
O comitê externo é formado por consultores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que vieram à UFSC para conhecer os projetos e analisar os pareceres das comissões internas. “Esses consultores são professores de diversas universidades e estão divididos em três áreas do conhecimento – Ciências da Vida, Ciências Exatas e da Terra e Ciências Humanas e Sociais –, podendo, assim, avaliar os projetos de acordo com as suas especialidades”, explica a coordenadora de Fomento e Apoio à Pesquisa, Carina Friedrich Dorneles, da Pró-Reitoria de Pesquisa.
“O papel do comitê externo é garantir a imparcialidade na alocação de bolsas, por isso avalia todo o processo de seleção, se está de acordo com o edital, se todas as exigências do CNPq estão sendo cumpridas, além de analisar os critérios de cada comissão”, complementa a coordenadora.
O resultado final da seleção de projetos contemplados pelas bolsas do PIBIC e PIBITI deve ser divulgado até 1º de julho. Foram inscritas 1.029 propostas, que já foram julgadas pelas comissões internas. Uma grande amostragem dessas propostas é analisada pelo comitê. “Se for encontrada alguma irregularidade nos pareceres das comissões internas, é de responsabilidade do comitê externo informar ao presidente da comissão, e essas avaliações precisam ser refeitas para que o processo tenha andamento”, explica Dorneles.
Os critérios de avaliação, a formação das comissões internas e do comitê externo e outras informações pertinentes podem ser acessadas na página do PIBIC na internet (http://pibic.ufsc.br).
Mayra R. S. Cajueiro Warren/Assessoria de Imprensa/Gabinete da Reitoria/UFSC
 

Fotos: Airton Costa / Propesq / UFSC


FONTE: UFSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário