quinta-feira, junho 13

COM LÍNGUA ESTRANGEIRA, SEU SALÁRIO PODE AUMENTAR 22% EM MÉDIA


Cursos via ferramentas de e-learning, rádios online e até aula particular por Skype permitem aprender língua estrangeira e aumentar o salário, em média, 22%

Se você ainda não fala inglês de modo avançado ou fluente, saiba que essa deficiência pode impedi-lo de ganhar um aumento, uma promoção ou mesmo disputar vagas mais qualificadas em outras empresas. A conclusão é da pesquisa “Idioma e emprego” conduzida pela Catho Online e é válida até para quem atua em funções que não exigem o uso cotidiano do idioma estrangeiro.

De acordo com Marco Soraggi, diretor da pesquisa salarial Catho Online, é muito difícil ascender para as vagas mais qualificadas (níveis de coordenação, gerência e direção) sem dominar o inglês e, mesmo se isso acontecer, o salário pago será menor que o de colegas na mesma função, porém com conhecimento do idioma. “Nós ouvimos 175 mil pessoas para montar nossa pesquisa e ficou evidente que dominar idiomas estrangeiros melhora a remuneração do profissional”, diz Soraggi.

Segundo a pesquisa, o salário de um profissional que domine inglês é, em média, 22% maior que o pago a profissionais de mesmo nível, porém sem a língua estrangeira.  O mesmo estudo mostra que o espanhol é o segundo idioma mais valorizado pelas empresas. Na sequencia, aparecem línguas como francês, alemão, chinês e japonês, estas mais pedidas por companhias cujas matrizes estão nos países falantes dessas línguas.

Além de permitir a ascensão na carreira, o domínio de línguas estrangeiras permite aos profissionais participar de processos seletivos em companhias multinacionais e que oferecem melhores salários. Este é o caso, por exemplo, do Google, companhia de internet famosa por oferecer ótima remuneração e excelentes condições de trabalho. De acordo com Ana Carolina Azevedo, gerente de recrutamento do Google para América Latina, o domínio do inglês é o principal limitador para a contratação de novos profissionais. “Há muitas vagas para desenvolvedor web abertas no Google Brasil e em outros escritórios da empresa. Muitas vezes, recebo profissionais que são ótimos, muito bem qualificados em suas áreas, mas o fato de não falarem inglês de modo fluente os impedem de serem contratados”, diz Ana Carolina.

Um auxílio para quem deseja aprender uma língua estrangeira sem precisar deslocar-se até uma escola de idiomas ou gastar valores elevados é recorrer às ferramentas online de ensino. Na opinião de Elizabete Monteiro, que dá aulas particulares de francês via Skype, o método é eficaz, rápido e econômico para os profissionais. “Já tive muitos alunos que foram contratados para trabalhar em uma multinacional francesa ou mesmo receberam a notícia de que seriam transferidos para a França e recorreram às aulas por videoconferência para aprender o idioma”, diz. 

Segundo Elizabete, em geral, o prazo de um a dois anos é suficiente para um aluno assíduo aprender um novo idioma de modo a poder compreender um texto escrito e manter uma conversação básica. “É claro que tudo depende do nível de proficiência desejado e do grau de dificuldade da língua estrangeira. Aprender chinês é muito mais difícil que estudar espanhol”, justifica.


FONTE: guiasdeeducacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário