quarta-feira, junho 12

CNPq lança Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica 2013

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico lança nesta sexta-feira (7), o Prêmio Destaque da Iniciação Científica e Tecnológica 2013. O Prêmio é atribuído anualmente às categorias Bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica, sendo que a participação é restrita aqueles que possuem vínculo com o CNPq, e Mérito Científico, destinado às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). 
O período para inscrições segue até o dia 30 de agosto, nas instituições de ensino e pesquisa.
A iniciativa tem como objetivo estimular bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, que já se destacaram durante o ano, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final, e as instituições participantes do Pibic, que contribuíram de forma relevante para alcançar os objetivos do programa.
Na categoria Bolsista de Iniciação Científica concorrerão bolsistas do Pibic, do Programa institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas PIBIC-Af e de Iniciação Científica que possuem quotas do pesquisador, com pelo menos 12 meses de benefício e estejam em processo de continuidade na quota 2013-2014.
Na categoria Bolsistade Iniciação Tecnológica podem participar os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico (Pibiti) e de Iniciação Tecnológica Industrial (ITI), vinculados ao CNPq, com pelo menos 12 meses de benefício e estejam em processo de continuidade na quota 2013-2014.
As categorias estão voltadas para as três grandes áreas do conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes. Os premiados receberão quantias em dinheiro, bolsas de Mestrado, e passagens aéreas e hospedagens para participar da reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2014. Estas premiações terão vencedores por categoria e também por cada grande área do conhecimento.
O prazo para início da utilização da bolsa de Mestrado não poderá ser superior a 18 meses, a partir da data da cerimônia de entrega do prêmio. A concessão das bolsas será implementada, caso os agraciados atendam aos critérios normativos do CNPq.
Na categoria Mérito Institucional participam às instituições do Pibic que tenham bolsistas inscritos no prêmio. Venceráaquela com maior índice de egressos registrados no Pibic, titulados na pós-graduação, e em cursos reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A escolhida será contemplada com um troféu. A instituição vencedora nesta categoria, só poderá ser premiada novamente após cinco anos.
O índice de egressos será aferido pela quantificação dos ex-bolsistas Pibic do CNPq, que foram titulados no mestrado ou doutorado. Serão comparados os percentuais de titulação de cada instituição ao percentual médio de titulação do conjunto de todas instituições contempladas com bolsas Pibic, em um período de dez anos. As instituições que receberam menos de 100 bolsas no período aferido não poderão concorrer.
O resultado do prêmio será anunciado pelo CNPq até o dia 29 de novembro de 2013no endereço www.destaqueict.cnpq.br, o mesmo destinado ao detalhamento da iniciativa e as inscrições. A cerimônia de entrega será realizada na reunião da SBPC, em2014,em local a ser definido.

FONTE: CAPES

Nenhum comentário:

Postar um comentário