terça-feira, junho 11

AS 10 HABILIDADES DO FUTURO

_________________________________________________________________________________


O Apollo Research Institute conduziu uma pesquisa para entender as principais características do mundo com potencial de geração de mudanças no futuro e suas consequências em termos de habilidades requeridas no trabalho.

___________________________________________________________

O estudo encontrou seis impulsionadores de mudanças, são eles:
1 - Longevidade extrema:
Durante a próxima década, veremos o desafio do envelhecimento da população vir à tona. Novas percepções sobre o significado da idade, bem como a emergente possibilidade de extensão de uma vida saudável tomarão forma.
2 - Aumento dos dispositivos inteligentes e dos sistemas de automação:
A tecnologia movimenta a força de trabalho e nos deixa cada vez mais distantes das atividades repetitivas.
3 - Mundo dos computadores:
Sensores e processadores podem tornar o mundo programável. Com essa decodificação poderemos nos concentrar cada vez mais em manipular os dados para alcançar os resultados desejados.
4 - Novas tecnologias multimídia:
Elas estão causando uma revolução na forma como nos comunicamos. Tecnologias para produção de vídeo, animação digital, realidade aumentada, jogos e edição de mídia, tornam-se cada vez mais sofisticados e generalizados. Estamos literalmente desenvolvendo uma nova linguagem.
5 – Organizações superinstruídas:
Uma nova geração de conceitos organizacionais e habilidades de trabalho ultrapassam a visão tradicional e buscam inspiração a partir de áreas como design de jogos, neurociência e psicologia da felicidade. Estes campos vão conduzir a criação de novos paradigmas de aprendizagem.
6 - Mundo interconectado:
Durante décadas, a maioria das empresas multinacionais tem usado suas subsidiárias no exterior como canais de vendas e de suporte técnico. Agora estamos vivendo uma transição, assim, empregar pessoas nesses locais significa também integrar os colaboradores efetivamente aos processos globais, a fim de manter a competitividade.
O que essas seis forças significam para os profissionais da próxima década? O estudo identificou 10 habilidades fundamentais para o sucesso no mercado de trabalho:
 1 - O trabalhador ideal da próxima década é “T-Shaped”, tem compreensão profunda de pelo menos um campo, mas capacidade de entender o significado dos conceitos em diferentes disciplinas.
2 - Colaboradores do futuro precisam estar aptos a reconhecer o tipo de raciocínio que as diferentes tarefas e ambientes exigem, fazendo os ajustes necessários para alcançar os resultados desejados.
3 - Profissionais também precisam saber utilizar as novas ferramentas de forma a ajudá-los a lidar com a sobrecarga de informações.
4 - Capacidade de trabalhar de forma produtiva, promovendo engajamentomotivação e demonstrandopresença como membro de uma equipe virtual.
5 - Capacidade de se conectar com os outros, identificando e estimulando as reações e interações desejadas.
6 - Proficiência em encontrar soluções que vão além do tradicional.
7 - Capacidade de operar em diferentes contextos culturais.
8 - Habilidade para traduzir grandes quantidades de dados em conceitos abstratos e compreendê-los.
9 - Habilidade de determinar o significado mais profundo do que está sendo expresso. Competência esta que as tecnologias não têm.
10 - Capacidade de avaliar criticamente, desenvolver conteúdo que utiliza as novas mídias e alavancar a comunicação persuasiva.


FONTE: labssj


Nenhum comentário:

Postar um comentário