segunda-feira, junho 10

APRENDA A BUSCAR EMPREGO PELAS REDES SOCIAIS


Quase metade das companhias brasileiras usa redes sociais para avaliar os candidatos. Veja dicas para explorar essas ferramentas na hora de procurar novas oportunidades no mercado de trabalho.

Um levantamento feito pela Robert Half, especializada na contratação de profissionais para a indústria de TI, que ouviu 2,5 mil profissionais em dez países no ano passado, apontou que o currículo convencional enviado por e-mail está ficando para traz e está sendo substituído pelas redes sociais como meio de contratação. O mesmo estudo aponta que 44% das companhias brasileiras usam redes sociais para avaliar candidatos a colaboradores.
Para ajudar os profissionais na busca de novas oportunidades no mercado, a Universia Brasil, rede ibero-americana de colaboração universitária, presente em 22 países, com quase 11 anos de atividade no Brasil, preparou uma série de dicas para que os talentos consigam um bom emprego através das redes sociais.
A primeira delas é aumentar os contatos. Segundo Alexsandra Bentemuller, gerente de conteúdo da Universia Brasil, as pessoas conseguem os empregos não por causa dos computadores, da internet ou das redes sociais, mas pelo que essas ferramentas permitem: contato com mais gente. 
“Ao estabelecer uma conexão pessoal com a companhia para qual você está se candidatando, suas chances de conseguir um emprego e ser visto se multiplicam consideravelmente. Se tudo que você fizer for cegamente submeter seu currículo para o quadro de empregos da empresa, é muito capaz que acabe como centenas de outros profissionais: milhares de currículos entregues e uma ou duas entrevistas como resultado. Com as redes sociais é possível ultrapassar essas barreiras e estabelecer contato com as pessoas certas, além de obter informações muito relevantes para o processo seletivo”, explica ela.
Construir uma influencia online também é fundamental. Há mais de uma década, as empresas procuravam basicamente uma coisa em candidatos: habilidades técnicas. Com o tempo, a mentalidade das corporações foi se alterando para tentar buscar capacidades mais sutis, mas tão importantes quanto a técnica, como boa comunicação, organização, liderança, entre outras. 
No cenário atual, além de apresentar todos esses conteúdos, os profissionais também ganham mais credibilidade e oportunidades se possuem influência online. Quando dois candidatos são similares no papel e bons em comunicação, a diferença será estabelecida por suas respectivas presenças na internet, seja em um blog, em seus perfis nas redes sociais, etc.
Veja a seguir mais seis dicas importantes destacadas por Alexsandra:

1- Use os recursos multimídia
2- Seja responsável pelo seu próprio marketing e evite publicar informações que possam arranhar sua imagem
3- Busque plataformas em sua área de atuação
4- Abuse do LinkedIn
5- Mude as configurações de privacidade 
6- Informações sobre você têm de ter perfil profissional
7- Mantenha seu perfil atualizado

FONTE: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário